Nombre total de pages vues

14.7.11

ACTUALIDADE - Quadro de Leonardo da Vinci que se julgava perdido vai ser exibido em Londres

Quadro de Leonardo da Vinci que se julgava perdido vai ser exibido em Londres | © DR

Um quadro atribuído a Leonardo da Vinci, que se pensava estar perdido, foi descoberto numa coleção privada nos Estados Unidos e vai ser exibido em novembro numa exposição sobre o artista renascentista na National Gallery, em Londres.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
A descoberta da autenticação da obra - com o título "Salvator Mundi" e que representa a figura de Cristo - foi noticiada esta semana nos jornais britânicos citando um comunicado do museu sobre a decisão de incluir a obra na exposição sobre o pintor renascentista.
A obra terá sido mostrada ao diretor do museu, a curadores e especialistas antes de ser sujeita a um trabalho de restauro que ficou concluído no ano passado.
A exposição intitula-se "Leonardo da Vinci: Painter of the Court of Milan" e estará patente entre 09 de novembro de 2011 e 09 de fevereiro de 2012, constituindo, segundo a entidade, uma oportunidade para ser comparada com outros trabalhos do artista.
Na mostra irão figurar, entre outras, as obras "La Belle Ferronière", proveniente do Museu do Louvre, em Paris, a "Madonna Litta", do Hermitage, em São Petersburgo, e "Saint Jerome", da Pinacoteca do Vaticano, em Roma.
Os especialistas consideram que a pintura apresenta nitidamente o estilo de execução de Leonardo da Vinci e não dos seus seguidores e alunos.
"Salvator Mundi", que pertence a colecionadores privados norte-americanos, está datado de 1500, e julgava-se perdido. O primeiro registo data de 1649, na coleção de arte do rei D. Carlos I de Inglaterra.